Frutas

Roxas, verdes, rosadas…

As uvas fornecem energia rapidamente, possuem fibras solúveis que favorecem o bom funcionamento intestinal e saciam levemente a fome, ajudam a tratar problemas renais e eliminar ácido úrico, pois tem ação diurética e alcalinizante, estimulam as funções cardíacas e apresentam funções antioxidante e anticancerígena.

Cada um dos tipos de uva reserva boa quantidade de vitaminas, minerais e fibras que garantem o equilíbrio do organismo. Porém, nas uvas de coloração roxa ou rosada, a concentração de polifenóis é maior, justamente os nutrientes responsáveis por prevenir doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer. A uva verde tem poderes antibacterianos e antivirais. O suco de uva roxa ou rosada possui grande quantidade de flavonóides, substâncias antioxidantes como a quercetina. A casca da uva contém grande quantidade de resveratrol, que previne doenças cardiovasculares e contribui para valores normais de gorduras no sangue, incluindo aumento do colesterol HDL- bom colesterol. Atua na melhora da circulação sanguínea, dilatando os vasos e inibindo a formação de coágulos sanguíneos; diminui a inflamação, ajudando no controle do excesso de peso e; retarda o envelhecimento das células, com efeito inclusive na pele, conferindo vitalidade e evitando o envelhecimento precoce. Além da proteção às artérias e do seu efeito “anti-age”, os flavonóides ainda agem como anti-inflamatórios, aliviando dores.

A melhor opção: escolha o suco de uva integral, sem açúcar, sem conservantes ou corantes, de preferência orgânico. O consumo indicado é de 120 mL por dia de suco de uva integral concentrado, sem açúcar, sem conservantes ou corantes. Dica: para aqueles que precisam cuidar da balança e da glicose, adicionem ao suco concentrado farelo de aveia ou farinha de linhaça dourada ou semente de chia, além de acrescentar valor nutricional a sua bebida, as fibras não permitem aumento exagerado nos níveis de glicose, dessa forma, você poderá aproveitar os benefícios do suco sem se preocupar com o ponteiro da balança. E para aqueles que estão buscando aumento de peso, de forma saudável e adequada, está aí uma excelente opção para enriquecer sua dieta com boas calorias e nutrientes. Seus músculos agradecem!

Ao contrário do vinho, que possui teores alcoólicos e deve ser consumido observando-se algumas contraindicações, já que em excesso pode trazer mais prejuízos do que benefícios, o suco de uva trás todos os benefícios citados e pode ser consumido regularmente acrescentando saúde e disposição ao seu dia. Uma dica interessante é bater as sementes da uva no suco, pois é justamente nelas e nas cascas que estão as maiores concentrações de polifenóis em geral. Aproveite esta energia para se encher deliciosamente de antioxidantes!!

Por frutommelier em 18 de May de 2012 às 20:34
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